terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fotografando




Olá pessoas!
Bem vindos a mais um post de dicas, dessa vez: Fotografia.
Quem trabalha com exposição de produtos de forma virtual sabe que uma boa foto é alma do negócio.
O cliente não tem como apalpar, olhar, "xeretar"..rs, por isso quanto mais detalhes a foto mostrar melhor.
E por mais que você seja caprichosa e faça seu trabalho da melhor maneira possível, não tem jeito, se a foto estiver ruim a impressão é de falta de capricho.
Faça a experiência. 
Você encontra dois vendedores com suas fotos expostas. Entre duas foto, qual você escolhe?
A bem nítida, que expõe os detalhes do produto, bem focada ou a embaçada, que não dá nem pra ter certeza quanto a cor da peça?
Aposto que a primeira né...
Claro que a maioria não é fotógrafo profissional, então nos perguntamos como tirar uma boa foto que realmente ajude a "vender" o produto.
Eu não tenho mini estúdio não pessoal, não tenho espaço pra deixar um, 
nem muito tempo pra fotos cinematográficas..rs.
Tenta fazer mais de meia dúzia de peças por dia, todos os dias, de domingo a domingo, 12 a 14 horas por dia (é o quanto eu trabalho...não falei que preciso de férias..rs) com capricho e alternando em cuidar de um pequeno de 2 anos que é uma benção, um de 7 anos e o marido de quebra....rsrs
Posso citar alguns lugares que dão dica de como tirar suas fotos, criar seu estúdio, o que é bem legal, mas o que interessa é a experiência pessoal (pelo menos eu acho..)

O blog do Elo7 (onde tenho a lojinha) dá uma série de dicas, se quiser dá uma passadinha. 
É só clicar aqui ó:

Preciso ter uma boa câmera fotográfica?
Eu acho que não, claro que uma super, ultra, de boa marca tem muitos mais recursos mas você tem que conhecer sua máquina, suas funções, testar... Importa muito a posição, a luz e seu bom senso.

É sempre bom tirar fotos com muita luminosidade. Acenda todas as luzes, se precisar coloque uma luminária direcionada sobre a peça. 
Fotos à luz do dia ficam ótimas! 
Eu evito tirar fotos à noite, fica com sombra e nem o editor corrige. Mas já tirei muitas e ainda tiro quando preciso entregar com urgência, se não tem jeito fazer o quê.

Se a foto ficou borrada e sem foco não publique assim, tire outra e outra até acertar.

Preste atenção ao fundo da foto, tente usar cor que contraste seu produto. 
Se a peça é estampada, tente o fundo liso. Pra isso use tecidos que tenha em casa, lembre de passá-los pra não ficar com "cara" de "preguiça"..rs
*Aliás eu sempre passo as peças antes de fotografar...
Eu uso bastante o algodão crú, por ser neutro combina com a maioria das peças.

Ao tirar fotos de bolsas, aventais, peças grandes que precisem ser penduradas, preste atenção nas paredes, cor, pregos, furos...caso seja possível use mancebos, araras, cabides...

Cuidado com fotos cujo fundo tenha azulejos (no caso de peças pra banheiros ou cozinha).
Tem peças que precisam ser tiradas nesse ambiente como quando tiro foto de porta pano de prato, mas já que é inevitável...foque bem seu produto para que o fundo não seja percebido ou seja o menos possível.

*Fundo: azulejo. Só que foco na peça pra que não apareça o rejunte...

Cuidado! Outro dia vi uma foto que custei a acreditar que estava vendo: a pessoa estava deitada na cama, sobre o colo uma bandeja dessas de café, em cima estavam alguns bonecos em feltro e ao fundo via-se os pés e um deles engessado! que horror!!! eu ri sozinha...Jamais compraria alguma peça com esse tipo de foto.

Não uso flash em nenhuma foto!

Quanto à marca d´água deve ser discreta em um canto da foto. Tem pessoas que colocam no meio, ou marcam a foto inteira que nem se consegue enxergar o produto.
Vamos ser sinceras, alguém acha que marca d´água impede alguém de copiar sua peça?
Uso apenas para indicar que se trata de um produto feito por mim, mas infelizmente sabemos que se alguém quiser se "apossar" da foto, apagar e dizer que é dela...

Abuse dos acessórios nas fotos mas não exagere (senão fica muita informação), uma foto bem trabalhada é mais "vendável"...
Eu uso um tapete de grama sintética que comprei na Leroy Merlin, é muito útil, uso às vezes um jogo americano de bambu, uso muito os doilies (aquelas rendinhas de papel...aprendi o nome com a amiga Maria..rs), feltro (tem cores fortes e contrasta bem), papel scrap, guardanapos de decoupage. 

*Fundo: tapete grama sintética. Embora não aconselhável o uso de cor escura, usei o doilie em papel pra contrastar e dar um "ar" mais delicado.


*Nessa foto usei de fundo a juta, parte da própria peça, pra dar um "ar" rústico.

*Fundo: próprio feltro em cor contrastante pra dar um "ar" alegre, colorido e festivo. 
Usei também os mini sabonetes estrelinhas pra combinar.


Você pode usar cestos, corda, aqueles decks de madeira usados em piscina trabalhados (que compra-se em casas de bricolagem), vale o investimento as fotos ficam ótimas. Além claro dos próprios acessórios que usamos linha, renda, bordado, pedrarias...use a criatividade.
Eu por onde vou dou uma boa olhada pra ver se não tem algum item que possa ser usado.

E lembre sempre de informar que os acessórios não acompanham o produto (Já tive muitos emails perguntando se o cupcake que estava ao lado dos quadrinhos estava incluído no preço, pra vocês terem ideia)

Agora vamos ao editor de fotos.

Conheci também por uma amiga, a Pri...desde que baixei o programa minhas fotos não foram as mesmas...rs
O photoscape, que muitas devem conhecer, no começo parecia bicho de sete cabeças mas não é não, a gente acostuma, pega o jeito. Com ele você faz correções, modifica luz, intensifica cor, faz mosaicos...
Baixe gratuitamente por aqui ó:
Clique em baixar.

Ele tem essa carinha aí:


Você clica em editor.
Abre outra tela.


Do lado esquerdo aparecerão suas pastas com as imagens.
Você clica no arquivo que desejar e ele abre a imagem escolhida.


Então faça seus ajustes.
Para inserir sua marca é só clicar em Objeto, na letra T,  aparecerá a janela com caixa de texto, escolha sua fonte, cor, tamanho e dê OK.
Ajuste com o cursor onde quer sua marca.



Depois de todas alterações é só salvar.

Para fazer o tão falado "mosaico"...rs (confesso que também não sabia, tive que fuçar muito..rs)

Nessa primeira tela você clica em Página


Abrirá essa tela


Do lado direito você escolhe o tipo de mosaico.
Arrasta as fotos que estão do lado esquerdo para os quadradinhos e clica em SALVAR.



Desculpe o post extenso é que queria explicar tudinho pra vocês.
Pessoal não sou fotógrafa profissional, só quero compartilhar o que aprendo aqui e ali, 
que testei e deu certo.
Espero que possa ter contribuído.
Qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato 24 horas no Facebook (rs) ou email: elisabete_faria@yahoo.com.br

Beijocas e até o próximo!





11 comentários:

  1. Bete queridaa,
    Adorei seus post,tem dicas mega importantes flor!
    Também uso parcas o phoscape,ele é maravilhoso e facinho!
    XerOO

    ResponderExcluir
  2. Oi Bete que super post!
    Sim, doilies rs
    O tal do mini estúdio é uma caixa que possibilita iluminar o produto por ambos os lados e por cima, evitando sombra.
    Eu adoro fotos, e fico irritada, porque fiz curso para fotos de paisagem, pessoas, etc...e pouco coisa da técnica dá para aproveitar.
    Estou pensando em levar os santinhos para a praia rs
    Quanto a marca d`agua sei que o ideal é no cantinho e estou fazendo testes, e não é isso realmente que impede a cópia, se fosse né..rs
    Eu uso um programa de Scrap Digital que comprei, o Scrapbookmax, vou ver esse que você falou também e volto para ver o post ;)
    Parabéns pelo post!Legal dividir...só multiplica!:)
    Se precisar já sei onde te encontrar 24h!

    Ah,férias mesmo!:)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bete,
    Gostei demais do post. Quando nos propomos a fazer um blog ou vender pela internet a foto é o cartão de visita e um grande desafio para quem não é profissional . Eu também uso o PhotoScape, é bem fácil e tem bons recursos. Aprender e compartilhar é sempre muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bete!!!!!!!!!!
    Menina, que coisa bacana esse seu post, ensinando tudo passinho-a-passinho, adorei!!!!!!!!! Prá uma lesada de informática como eu, é extremamente útil!!!!!!!!!
    Sua generosidade vai muito além de compartilhar suas "lindezas", obrigada e parabéns!!!!!!!!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Regina, que bom que pude auxiliar!!!!
    Fico muito contente!
    Beijocas e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Regina
    Parabéns pela sua dedicação em compartilhar essas informações. Tudo muito bem explicado.

    abs
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Olá Patrícia, seja bem vinda!
    Eu sou a Bete..rs
    Obrigada pela visita.
    Bjins

    ResponderExcluir
  8. Olá Patricia
    Adorei seu post.
    Para o blog e meus tutoriais eu fotografo sobre uma mesa de madeira, que contrasta bem e é neutra e para os produtos da minha lojinha uso um fundo branco (uma cortina, faz de conta que ninguém sabe, rs).
    Mas adorei a dica do tapete de grama sintética.
    Já vi alguns em lojinhas e nunca pensei em usá-lo pra isso.
    Adorei sua dica!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pri!
    Eu sou a Bete..rs
    Que bom que gostou.
    Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  10. adorei o post, fazer boas fotos é uma arte. o que me ajuda muito é usar do lado oposto da luz uma parede de reflexo - as fotos ficam mais luminosas.
    minhas parede
    é feita com um suporte de madeira encapado com papel alumínio.
    um beijo,

    ResponderExcluir