terça-feira, 7 de maio de 2013

Colcha de retalhos - o passo a passo

Bom dia gente boa!
Enfim terminei a colcha de retalhos.
Foi muito trabalho mas achei que o resultado compensou e tomara que a cliente também ache....rs


Colcha de retalhos (quadradinhos)
medida: ,60cmX2,40xm (queen size)


Primeiro passo: Separar os tecidos e lavar.
Muitas pessoas perguntam porque lavar.
Primeiro pra não encolher após lavagem. Segundo, pra não correr o risco de desbotar, manchar, principalmente tecidos vermelhos e escuros.

Lavagem: Separo os tecidos escuros e vermelhos dos demais.
Deixo os tecidos em um recipiente (pode ser o tanque) com água, de um dia para outro, centrifugo (máquina) e coloco pra secar. Se quiser pode bater na máquina mesmo, coloco sabão neutro ou de bebê.
Coloco eles dobrados pra evitar amassar muito e dificultar pra passar.



Segundo passo: Passar os tecidos, cortar os quadrados (fiz um molde pra facilitar) e empilhar...rs
*Se os tecidos ficaram muito amassados, borrife água e passe, isso facilita.
Foram 210 quadrados de 20cm 


Terceiro passo: Combinar as estampas e começar a juntar os quadradinhos
Foram 14 quadradinhos na primeira fileira, num total de 15 fileiras.
Eu formei uma fileira por vez e fui emendando. Não tente deixar todas prontas e depois emendar porque se der alguma diferença ficará mais difícil corrigir.
E por mais que corte todos os quadradinhos exatamente da mesma maneira e costure tudo da mesma forma (usei um pé de máquina), acredite, pequenas diferenças surgirão...rs
Depois de cortar tudo isso, um analgésico...rs.
Final do primeiro dia. 


Combinando as estampas:
O ateliê é um ovo...rs.
Então, o jeito foi colocar tudo no chão da sala.
Enquanto estava no começo foi fácil....rs




E começa a costura!


Depois de preparar cada fileira, abrir a costura passando a ferro antes de emendar nova fileira (pra não ficar "calombos" na hora de juntar tudo).
Parte de trás fica assim ó:



E com a próxima fileira (nas emendas):



E no final desse dia, o saldo foi metade da colcha costurada.
O jeito foi colocar no varal pra conseguir combinar as próximas estampas.



E foram mais alguns dias tentando conciliar as encomendas e juntar os quadradinhos...rs

Alguns dias depois...
Parte de cima pronta.
O jeito foi arrastar os móveis da sala...
Manta (R1) embaixo e colcha em cima.
Alfinetar tudinho...



Forro por cima. Direito com direito.
Alfinetar tudo. Medir e riscar onde será costurado.
Usei percal (aquele pra fazer lençol) porque tem 2,50 de largura. Ideal!
Costurar todas as laterais, não esquecendo de deixar abertura para desvirar.
Costurar dando acabamento nas laterais.
Usei ponto decorativo.


E olha ela prontinha!
Fiquei tão orgulhosa de mim....rs




"Eu compreendo e aceito que a felicidade 
será sempre pequenos retalhos na colcha da vida."
Caio Augusto Leite




Espero que tenham gostado.
Beijocas estreladas.




62 comentários:

  1. Oi Elisabete! Ficou linda. Tenho projeto de fazer uma, já tenho os tecidos. Também uso o chão... Rsrs. Amei. Boa semana.
    Bjs.

    Jussara
    http:caminhandonaarte.blogspot.com.br
    http:caminhandonaarteculinaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara. Obrigada!
      Depois vem mostrar pra gente....bjocas

      Excluir
  2. Ficou maravilhosa, Elisabete! Parabéns! Imagino o trabalhão todo, menina! Tb tenho vontade de fazer uma pra minha cama, mas ainda não tomei coragem, srrsrsrs Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa. Obrigada!
      E foi mesmo...rs
      Tome coragem e nos mostre...
      Beijão

      Excluir
    2. Eu cortei 800 quadrados, e estava precisando de melhores explicações larg. comprimento e encontrei aki, quero muito Agradecer , Vou começar a minha colcha qdo tiver pronta eu coloco aki, vai demorar um pouquinho pois tou fazemdo outros trabalhinhos, Mas agradeço muito ,

      Excluir
  3. Oi Bete,
    Que trabalheira, e ficou maravilhosa!
    Quanto ao analgésico, obrigada!rs
    Já tomei muitos nessa semana!
    É coragem e talento :)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito linda e trabalhosa pretendo fazer uma!

    ResponderExcluir
  5. Li e reli seu pap. Sonho em fazer uma colcha dessa. Acho que nessas férias vai sair. Seu pap me deu forças. Tinha receio de como montar os quadros. Agora entendi.
    Adorei. Vou fazer.
    Obrigada por compartilhar com a gente.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito linda. Amo trabalhar com retalhos. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pessoal!
    Agradeço de coração o carinho.
    Preciso fazer uma pra mim agora....rs
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu trabalho, quero saber se podemos unir também estampas de frutas-bichinhos e flores juntos.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise, bom dia!
      Obrigada!
      Calro, pode tudo...rs. Nessa colcha tem estampa de bichinho e flores, acho lindo.
      Beijocas

      Excluir
  9. Maravilhoso.... Meu nome em Flavia!
    Eu fiz uma para o meu quarto...levei 2 meses pra fazer... foi a primeira..(tem seus errinhos, quase que perspectiveis.. agora tenho que fazer outra.. não tenho espaço em casa, levei para montar no chão da casa da fazenda.. por isso demorei, eu lidava com ela quase que só nos finais de semana por ser muito espaçosa..rrssr mas, agora resolvi procurar algumas dicas pra aperfeiçoar a próxima.. e gostei do que vi aqui...e vi que tu tiveste o mesmo problema que eu... espaço. Mas emfim, é gratificante ver ela pronta....posto aqui o link da minha pra tu ver!! e depois me diz o que tu achou!! bjs

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3176847273262&set=a.3176845273212.136374.1628035593&type=3&theater

    já agradeço tua opinião!! e vou seguir tuas dicas para a próxima pq esta aqui quase me matou!!! inclusive com analgésicos!ahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá Flavia.
      Tô juntando agora pra fazer pra mim...rs
      Beijocas

      Excluir
  10. Lindona eu amei! E vou usar suas dicas para montar uma pra mim :D
    Super empolgada rs

    Parabéns pelo trabalho! Ficou magnífico!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. linda linda linda !!!!!
    amei de paixão
    parabens!!!!
    tenho projeto de fazer uma colcha dessas....
    estou te seguindo
    abços

    ResponderExcluir
  12. Oi obrigada por compartilhar as dicas com a gente ficou linda, estou fazendo uma colcha para uma cliente de 2,00 x 2,40 estou acabando os quadradinhos (ela quis o jogo de cartas), estou com dificuldade quanto a manta R1 ela já vem com a medida de 1,40 como faço???
    Obrigada pela atenção
    Grazi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, boa tarde.
      Tem que emendar..eu costuro mesmo a R1 e depois corto excesso.
      Bjooo

      Excluir
  13. Oi obrigada por compartilhar as dicas com a gente ficou linda, estou fazendo uma colcha para uma cliente de 2,00 x 2,40 estou acabando os quadradinhos (ela quis o jogo de cartas), estou com dificuldade quanto a manta R1 ela já vem com a medida de 1,40 como faço???
    Obrigada pela atenção
    Grazi

    ResponderExcluir
  14. Achei linda e pode ser trabalhosa, mas não é difícil. Com o seu passo a passo ficou mais fácil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Já comecei a minha...

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. gostei muito de sua colcha, os quadrados combinaram lindamente. Tmb gostei muito de sua forma de explicar como fazer. Ganhei um saco de retalhos em malha e queria saber se faço da mesma forma. Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A malha é um pouco mais "chatinha" pra costurar por ser mais mole mas tb dá um ótimo resultado.
      Beijos...

      Excluir
  17. Olá Elisabete!
    O seu trabalho ficou lindo, parabéns.
    Eu estava pretendendo fazer uma colcha de retalhos para o meu namorado com as nossas fotos, mas não tenho noção de como costurar.
    Que tipo de pano posso usar? O que é essa manta R1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália!
      Obrigada!
      Procure na internet sobre impressão de foto em tecido. Confesso que nunca utilizei a técnica então não posso te dar dicas, mas caso consiga por gentileza venha nos contar.
      Manta R1 é uma manta resinada utilizada para estruturar as peças. Existem com várias espessuras. É o que vai deixar "fofinha" sua colcha.
      Beijocas.
      Bete

      Excluir
  18. linda de mais mas gostaria muito de saber quanto que fica esse trabalho tão bacana eu por exemplo não sei dá preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta, bom dia!
      Essa colcha foi tamanho "queen" o valor cobrado foi R$ 650,00.
      Beijos

      Excluir
  19. Eu comecei agora a vida de arteira ta mais ou menos 20 dia q eu ganhei a tao sonhada maquina, fiquei trite pq achei q ia conseguir costura sem curso, ta dificil mais eu sei q nao e impossivel, e agora vendo esse grande e maravilhoso trabalho que voce fez e vendo do jeito que vc fez me deu tal esperança pra tenta de novo te agoradeço por vc encinar e passar um pouco do sei dom com nos que DEUS te abençoe sempre e te muita saudade pra vc e sua familia obrigada por me dar a alegria de tentar abraços...<3

    ResponderExcluir
  20. Oi Elisabete, parabéns ficou lindaaa

    Estou doida por uma, minha avó fazia colchas lindas mas ela não consegue ficar sentada tanto tempo costurando mais então infelizmente não vou poder ter uma dela, mas achei seu trabalho muito delicado, lindo mesmo. Você poderia me enviar um orçamento do preço de uma de casal linda assim como essa? Envio para Itatiba interior de SP. Por gentileza me responda no e-mail Garcez_tati@hotmail.com, não sei se vou retornar a essa pagina pra ver sua resposta.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Linda a colcha, mas nao entendi como vc pregou o forro debaixo... vc costurou apenas as laterais?? no centro ele fica solto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sophia.
      Costurei só as laterais, direito com direito, deixa uma abertura e desvira. Depois passei costura em toda volta. Não fica solta não mas se quiser pode costurar em alguns quadrados pra que fique mais presa.
      Bijo

      Excluir
    2. Elizabete, seu trabalho ficou lindo e você explica muito bem!
      Estou fazendo minha primeira colcha de retalhos, aprendendo aqui e ali... pela internet. Já costurei os quadrados e cortei o forro.
      Comprei manta acrílica autocolante mas estou em dúvida se devo usá-la. Não sei se a colcha vai ficar meio "dura"...
      Você tem experiência com esse tipo de manta? Eu comprei essa por indicação do vendedor da loja.
      Agradeço-lhe pela atenção, um abraço.
      Terezinha.

      Excluir
  22. Olá Elisabete, amei seu trabalho. Vou tentar fazer uma dessa, é um sonho antigo ter uma colcha de retalhos. A medida dos quadradinhos é a mesma para todos os tamanhos de cama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Patricia. Sim, vc só vai aumentar o número de fileiras conforme medida do seu colchão....bjoo

      Excluir
  23. Vc é uma guerreira mesmo. Pode ter certeza que vou fazer a minha e quando terminar postarei para vc ver amiga. Siga em frente que Deus sempre irá te abençoar.

    ResponderExcluir
  24. Vc é uma guerreira mesmo. Pode ter certeza que vou fazer a minha e quando terminar postarei para vc ver amiga. Siga em frente que Deus sempre irá te abençoar.

    ResponderExcluir
  25. Elizabete, seu trabalho ficou lindo e você explica muito bem!
    Estou fazendo minha primeira colcha de retalhos, aprendendo aqui e ali... pela internet. Já costurei os quadrados e cortei o forro.
    Comprei manta acrílica autocolante mas estou em dúvida se devo usá-la. Não sei se a colcha vai ficar meio "dura"...
    Você tem experiência com esse tipo de manta? Eu comprei essa por indicação do vendedor da loja.
    Agradeço-lhe pela atenção, um abraço.
    Terezinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Terezinha, eu usei R1 aquele que tem um lado colante, não fica dura não...bjooo

      Excluir
    2. Obrigada por responder, Elizabete Faria! Ainda não terminei, estou fazendo a colcha para meu neto de 4 anos. Qdo estiver pronta, se eu conseguir postarei a foto. Aí vou precisar aprender é a postar foto... um beijo!

      Excluir
    3. Bom dia, Elizabete! Consegui terminar a colcha e me senti como você: orgulhosa de mim!
      Queria que você visse a foto, tentei postar aqui, mas não consegui.
      Vou continuar tentando.
      Quero agradecer a você por compartilhar com todos o seu conhecimento.
      Abraço, Terezinha.

      Excluir
  26. Boa tarde, meu nome é Monica, gostaria de saber qual a medida de uma colcha para cama de casal comum, vc pode me informar, pois eu achei a sua colcha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!!!
    Muito obrigada por compartilhar seu trabalho e com um pap tão bom, mas tem uma coisa que não entendi muito bem: a metragem da sua colcha. Lá no começo você diz que tem ,60 cm(?)x2,40m.
    Não seria 1,60mx2,40m?
    É que estou começando no mundo da costura e esses detalhes me deixam confusa, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Elis, 2,60X2,40cm (queen size). Obrigada, vou já editar..bjins

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Seu trabalho é muito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá!! Seu trabalho é muito lindo parabéns! Gostaria de saber se a metragem de 2,60/2,40 é somente de um tecido por favor é que sou nova nas costuras e fiquei confusa quero fazer uma colcha para a minha linda sogrinha não sei como fazer para saber a quantidade de tecidos que devo comprar, pensei em fazer com tres cores de tecidos por favor me ajude e desde já agradeço. Silvania meu email é silmelo40@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Mailza Freitas Costa. Lindo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito de seu trabalho ficou lindo vc explica direitinho parabéns,vou fazer a minha ok.

    ResponderExcluir
  33. Consegui fazer uma bem parecida,obrigada por todas as dicas!

    ResponderExcluir
  34. Oiii, gostei das suas explicações!!!
    Comprei alguns materiais, ainda tenho que comprar o restante, mas já vou lavando, passando e cortando os retalhos esse final de semana.
    Estou ansiosa.

    BjoS

    ResponderExcluir
  35. Olá a colcha dá para fazer com retalhos de ganga ?

    ResponderExcluir