terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Canela em pau

      Sem conseguir dormir...não podia deixar de postar...

Ontem, pedi que o maridão trouxesse "canela em pau" lá do mercado municipal da Lapa (SP), pra um projeto com panôs (explicação no post de Páscoa, olha lá...). Ele me trouxe isso:


rsrs...sim, é uma canela em pau sim....rs

Eu tinha que medir...


Exatos 0,55cm...

E diante dessa especiaria tamanho G..rsrs, fui obrigada a pesquisar sobre o assunto e enquanto não fizesse isso, não iria dormir..rs. Compartilho com vocês, afinal, esse blog também é cultura! rs

A canela, cujo nome científico é Cinnamomum Zeylanicum,  é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da caneleira (árvore). É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. E ainda, utilizada na fabricação de bebidas, perfumes, shampoos (para dar brilho aos cabelos...uia que máximo!!!), sabonetes, pastas dentais e bronzeadores. As suas propriedades medicinais são: Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico (composto químico).
Tem origem no Ceilão, Birmânia e Índia.
Conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses, a canela é uma árvore que requer cerca de 1.300mm de chuva por ano e temperatura média anual superior a 21° C.
A canela é uma árvore do ciclo perene e que atinge até 8 a 9 metros de altura (nossa!!! nem imaginava....). A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó.

Depois de tanta informação, nada melhor que um chocolate quente pra relaxar e "pegar" no sono...não importa que aqui esteja em torno de 21° C. (só um detalhe...rs)
Ah, a receita claro...e ótimo fim de noite:
                                      
                                                         




 


Chocolate Quente
Receita indicada por: Cinthia Bracco

Ingredientes:
- 1 lata(s) de creme de leite
- 1 lata(s) de leite condensado
- 1 litro(s) de leite
- 4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher(es) (sopa) de amido de milho
- 1 colher(es) (café) de noz-moscada
- 2 unidade(s) de canela em pau
- 6 unidade(s) de cravo-da-índia
- 1 1/2 xícara(s) (café) de rum
Modo de preparo:
Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a noz-moscada, o cravo e a canela.
Coloque no fogo e espere ferver. Retire do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Misture o rum e pode se deliciar com o seu chocolate quente.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Estou procurando por canela em pau com este tamanho de cerca de 50 cm.
    você não saberia me dizer o nome ou telefone da loja pra que eu pudesse comprar? Sou do Rio Grande do Sul e por aqui está bem difícil encontrar.
    Grata por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, bom dia!
      Eu compro no mercadão municipal aqui em SP mas eles não entregam e não tenho o telefone. Se vc precisar me mande email que vejo se consigo comprar e te enviar....bjo

      Excluir